I Encontro de Professores Pesquisadores em Educação 2016

Com o objetivo de realizar um encontro de professores pesquisadores da área de educação do Brasil e da Colombia no qual estes apresentassem seus trabalhos, artigos e projetos de investigação científica com a finalidade de propiciar a produção de artigos conjuntos entre pares; de promover o fortalecimento da cooperação educativa entre instituições de educação superior do Brasil e da Colômbia; de discutir, mapear, visibilizar e aprofundar o  conceito de internacionalização mediante a apresentação e análise de iniciativas de cooperação, formalizadas ou não, que realizam-se nas unidades educativas do Brasil com universidades no  exterior e de conhecer as atividades de cooperação internacional realizadas e apresentadas por professores, estudantes e funcionários da Facultade de Educação da Universidade de São Paulo - USP, foi realizado o I Encontro de Professores Pesquisadores em Educação de 09 a 14 de maio de 2016 em São Paulo, Brasil.

 

O I Encontro de Professores Pesquisadores em Educação em São Paulo propiciou a participação dos visitantes colombianos no II Seminário de Educação da Faculdade de Educação de São Paulo - FEUSP, no I Seminário de Cooperação Internacional UNESP Colômbia em Educação e  Ensino Superior, em Rio Claro, no Workshop de Cooperação Universitária Brasil Colômbia na UNISO (Universidade de Sorocaba) e visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba, em São Paulo. 
Foram conco dias intensos de bate papos, troca de conhecimentos e de fazeres em prol da educação e de prospecção de atividades conjuntas futuras.

 

07.JPG

 

 

Da esquerda para a direita a Diretora de Ensino a Distância Maria Isabel Afanador Rodríguez da UniAJC - Universidade Antonio José Camacho de Cali, a Diretora de Internacionalização Natalia Marin da UniENVIGADO, de Medellín, Katia Alexandre Maya Diretora de ANCSP - Brasil Colômbia, São Paulo, a Profa. Dra. Luz del Sol Vesga Parra da Uni Autónoma del Cauca, Popayán, a Profa. Dra. Angélica Viviana Rodríguez da UniAJC de Cali, Profa Dra. Sofia Torres da UniLibre de Barranquilla e a Profa. Sandra Cáceres da UPNFM - Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán, de Honduras; participantes do I Encontro de Professores Investigadores em Educação Brasil Colômbia. 

33.JPG

Na Universidade de Sorocaba, encontro com a reitoria e conselho da universidade.

37.JPG

Participantes do Workshop de Cooperação Universitária Brasil Colômbia na UNISO em Sorocaba, SP. 

 

 

 

 

Da visita a UNISO, a missão acadêmica seguiu para o Parque Tecnólogico de Sorocaba, onde foi recebido pelo Diretor de Empreendimento Vidal Motta e o presidente do Parque Sr. Rubens Lara. Ali visitou também os laboratórios de pesquisa em tecnologia e ações de empreendimento desenvolvidas dentro do parque.

12.JPG
30.JPG
24.JPG

 

Seguindo a agenda de atividades da missão acadêmica Brasil Colômbia, os representantes das universidades colombianas participam do Seminário de Cooperação Internacional UNESP - Colômbia em Educação e Ensino Superior, em Rio Claro com a participação do Profe Dr. Farid Nourani, diretor do... 

52.JPG
63.JPG

A Profe. Dr. Maria Isabel Afanador Rodríguez, diretora de Ensino à Distância da UNIAJC, de Cali apresenta a instituição e seu programa de educação com vistas à internacionalização. 

53.jpg
70.JPG

Sofia Torres da UniLibre de Barranquilla, fala de cooperação acadêmica internacional e da necessidade de dar atenção especial aos programas empreendedores desenvolvidos por alunos.

59.JPG
74.JPG

A profe. Sandra Cáceres apresenta sua pesquisa em linguística para o ensino do português e espanhol na Universidade Pedagógica Francisco Morazán de Honduras.

78.JPG

À esquerda Maria Oliva, representante da AREX - Assessoria de Relações Externas da UNESP conversa com vistas a realizar convênios entre universidades do Brasil e da Colômbia.

 



À direita, comissão colombiana de visita a universidade e as diretivas da UNESP Rio CLARO ede ANCSP Brasil Colômbia. 

 

79.JPG