Uma Câmera, Um Sorriso

turma oficina terceira idade cronicas fotgraficas urbanas.jpg

Arte, Educação e Companheirismo

 

O Clube de Fotografia Uma Câmera Um Sorriso nasceu em 2012 a partir de oficinas de fotografia ministradas para crianças, jovens e terceira idade.

Foi criada pelo fotógrafo  colombiano  Júlio Maya  e  pela brasileira  Kátia Alexandre de ANCSP – A  Nau Ciranda Sinparedes Brasil Colômbia Assoc. Cultural.

A didática transgeracional aplicada tem como essência integrar ao conhecimento teórico e prático do manuseio de uma câmera e o tratamento estético da imagem à possibilidade de transformação do olhar dos participantes sobre a sua realidade e das relações que estes estabelecem com o espaço a sua volta, para isto a abordagem estética considera a sensibilização artística deste olhar e o direcionamento a uma vivência que remetem a uma prática de resgate da memória dos participantes.


“Quanto mais for levado a refletir sobre sua situacionalidade, sobre o seu enraizamento espaço-temporal, mais “emergerá” dela conscientemente “carregado” de compromisso com a sua realidade, da qual, porque é sujeito não deve ser simples espectador, mas deve intervir cada vez mais.”
(FREIRE:Educação e Mudança (1979), p.61)

 

É pois que através do exercício fotográfico que os participantes estabelecem um olhar sobre as relações com o mundo que conhecem. Na medida que se afirmam nessas relações, são criadas respostas plurais aos desafios de suas vivências. O participante ao entender a realidade que o cerca, torna-se capaz de diagnosticar problemas, levantar hipóteses e propor soluções em relação ao seu meio podendo assim transformá-lo.

 

Sobre o projeto 
Uma Câmera Um Sorriso

 

Uma Câmera, Um Sorriso é um projeto de fotografia que trabalha a transformação social a partir do indivíduo. Ele estimula através do olhar dos adolescentes, jovens e terceira idade a narração da história de seu bairro ou cidade e a reflexão crítica do seu entorno. Busca-se através do resgate da memória, aguçar, a percepção dos participantes para sua realidade retratando seus moradores e entorno,  e busca por olhares que criem uma linha do tempo que nos conte a formação, transformação, perspectivas e indagações deste bairro ou cidade, considerando os afetos por ele despertado.

 

CLUBE DE FOTOGRAFIA UMA CÂMERA UM SORRISO

 

 

Atualmente, realizamos workshops, oficinas, exposições e expedições fotográficas voltadas para participantes iniciantes, intermediário e avançado na arte de fotografar, fazemos o roteiro de pontos históricos da cidade de São Paulo e em cidades históricas e litoral, tais como Paranapiacaba, Iguape e Ilha Comprida – ou criamos o roteiro que nos seja proposto.
Realizamos também expedições internacionais - a próxima será em maio de 2016 para San Andres e Ilha da Providência na Colômbia. Se tiver interesse em participar, basta inscrever-se pelo email contato@ancsp.org.br